A dama-da-noite (cacto-orquídea)
Nome Técnico: Epiphyllum oxypetalum
Origem: América Central e Brasil.
A origem do nome é grega e significa "sobre as folhas", pois suas flores
surgem de ramos que parecem folhas. Raramente tem espinhos, mas possuem
pêlos nas aréolas.
Suas flores são grandes, vistosas e coloridas e seus ramos são achatados
e suculentos, mas também podem se apresentar triangulares.
Em estado selvagem, na floresta, podem se desenvolver sobre árvores,
mantendo as raízes no chão, quase como se fosse uma trepadeira.
Retira a umidade do ar e do sereno.
Quando cultivada necessita de pouca água e substrato bem arenoso para as raízes respirarem.
Modo de cultivo :
Local ensolarado, solo bem drenado.
Pede um substrato de cultivo rico em matéria orgânica e misturado com areia, para boa drenagem e aeração.
No verão deve-se regar regularmente e fazer a adubação de cobertura.
No inverno evitar regar, se estiver ao ar livre as chuvas serão até mais do que suficientes.
É uma planta de cuidados simples para quem se inicia no cultivo de cactos.
Paisagismo:
Pode formar a base de um conjunto de jardim de pedras. É um,a planta vigorosa e pode ser usada com destaque.
Comercialmente:
A dificuldade em encontrá-la disponível no mercado a torna um pouco cara.
Esse cacto é conhecido como Dama-da-Noite. Pertence ao gênero
Epiphyllum. Nas fotos aparecem os botões e as flores já abertas, por
volta de 11 horas da noite.
Suas flores são grandes, com mais de 25cm e somente abrem à noite porque
os insetos que realizam a sua polinização são de hábito noturno. Por
volta das 6h da manhã elas já estão murchando, portanto é bom ficar bem
atento para não perder o "show"!!
O espetáculo destas flores abertas neste horário avançado é sempre muito esperado por quem as cultiva.

Nenhum comentário:
Postar um comentário