23 de janeiro de 2013

A dama-da-noite (cacto-orquídea) 

 

 

Nome Técnico: Epiphyllum oxypetalum

Origem: América Central e Brasil. 

 A origem do nome é grega e significa "sobre as folhas", pois suas flores surgem de ramos que parecem folhas. Raramente tem espinhos, mas possuem pêlos nas aréolas.

Suas flores são grandes, vistosas e coloridas e seus ramos são achatados e suculentos, mas também podem se apresentar triangulares.

Em estado selvagem, na floresta, podem se desenvolver sobre árvores, mantendo as raízes no chão, quase como se fosse uma trepadeira.
Retira a umidade do ar e do sereno.

Quando cultivada necessita de pouca água e substrato bem arenoso para as raízes respirarem.

 

 Modo de cultivo :

Local ensolarado, solo bem drenado.
Pede um substrato de cultivo rico em matéria orgânica e misturado com areia, para boa drenagem e aeração.

No verão deve-se regar regularmente e fazer a adubação de cobertura.
No inverno evitar regar, se estiver ao ar livre as chuvas serão até mais do que suficientes.

 

É uma planta de cuidados simples para quem se inicia no cultivo de cactos.


Paisagismo:
Pode formar a base de um conjunto de jardim de pedras. É um,a planta vigorosa e pode ser usada com destaque.

Comercialmente:
A dificuldade em encontrá-la disponível no mercado a torna um pouco cara.

 Esse cacto é conhecido como Dama-da-Noite. Pertence ao gênero Epiphyllum. Nas fotos aparecem os botões  e as flores já abertas, por volta de 11 horas da noite.
Suas flores são grandes, com mais de 25cm e somente abrem à noite porque os insetos que realizam a sua polinização são de hábito noturno. Por volta das 6h da manhã elas já estão murchando, portanto é bom ficar bem atento para não perder o "show"!!

O espetáculo destas flores abertas neste horário avançado é sempre muito esperado por quem as cultiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário